17.4.04

O Grande Dilúvio, acrílica sobre tela, 60 x 50 com, Daniel Barbosa, 2003. Vendido (acervo do Dr. Luciano Laranjeira). A idéia para esse quadro me veio quando eu lia um livro Sobre o grande dilúvio. Não só a Bíblia relata sobre uma chuva gigantesca que inundou a terra inteira, matando toda a civilização sobre a terra, mas também muitas outras culturas cultivam essa história/lenda. Eu me encantei com o poder pictórico dessas histórias, que sempre conta sobre um personagem que se salva do dilúvio, e que tem a missão de repovoar a Terra. O resultado desse quadro foi uma arca de Nóe com uma certa influencia nordestina, de tudo aquilo que eu assimilei como morador de uma cidade do interior da Bahia. A arca se transforma em barca, e toda imponência do gigantesca meio de transporte de Nóe se transforma em algo mais simples, modesto. Em breve retomarei esse tema em outra obra. A forma de mosaicos pequenos que formam o desenho vem da minha predileção e influencia da arte cristão primitiva, com seus mosaicos, do mestre Paul Klee e dos vitrais Franceses e romanos. d..b 2004




<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?